segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Ensinar é o ato de facilitar a aprendizagem."

Amarelinha

Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da casa número 1 outra meia-lua: o "Inferno".


Objetivos: Desenvolver a noção espacial e auxiliar diretamente na organização do esquema corporal das crianças.

Descrição livre

O padrão é o seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.

Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar ao Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno!

Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla.


Descrição lógica

Os participantes devem demarcar um trajeto no chão e o objetivo é chegar ao final deste trajeto; porém, para dificultar o jogo, um obstáculo é posicionado no meio do trajeto.


Bibliografia: http://alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com/2010/05/como-brincar-de-amarelinha.html


Alunas: Amanda e Poliana
Atuação dos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é colaborativo. Convidamos a todos para participarem.