quinta-feira, 26 de maio de 2011

"Os jogos didáticos não devem ser fins, mas meios para atingir os objetivos."

“Palavra-pista”

·        Objetivo Geral:
o       Desenvolver a observação, a atenção e a memorização.

·        Objetivo Instrucional:
o       Identificar e relacionar palavras.

·        Formação dos Alunos:
o       Dois representantes de cada grupo, um de frente pro outro.

·        Funcionamento:
o       O professor divide a turma em dois grupos iguais.
o       Cada grupo deverá ter dois representantes.
o       Esses quatro representantes, dois de cada equipe, deverão ficar um de frente para o outro, atrás de uma cabine, para que seu companheiro não veja as palavras a serem descobertas.
o       Na primeira rodada, as duplas terão 30 segundos para adivinharem cinco palavras (apenas um de cada dupla deverá responder na rodada).
o       Na segunda rodada, deverão ser adivinhadas quatro palavras.
o       Na terceira, deverão ser adivinhadas três palavras.
o       Na quarta e última rodada, deverá ser adivinhada apenas uma palavra.
o       Cada palavra adivinhada corretamente vale um ponto.
o       Ao final do jogo, o grupo que tiver mais pontos ganha o jogo.

·        Regras:
o      Os jogadores podem usar expressões faciais, tom de voz e movimento limitado de cabeça. Por exemplo: sussurrar a palavra “silencioso” para obter como resposta a palavra quieto.
o       É permitido usar as dicas “oposto”, “antônimo” ou “contrário” após uma dica, desde que espere o adivinhador dar o seu palpite antes de passar a nova pista para ele.
o     É permitido usar rimas como dicas. Entretanto, é proibido usar a palavra rima como pista para indicar ao adivinhador que passou ou vai passar uma dica que rima com a palavra.
o       É proibido cantar parte de uma música como dica. Por exemplo: os jogadores não podem cantar a palavra “amada” (Hino Nacional) como pista para a palavra “idolatrada”.
o       Apontar para um objeto, ou movimentar-se (inclusive movimento dos
olhos) em direção a uma real representação da “Palavra-pista” (por exemplo, “mesa” ou “relógio”) é proibido.
o       Gestos e mímicas não são permitidos.
o    É proibido usar uma palavra seja escrita/falada da mesma maneira que a “Palavra-Pista”. Ex: “manga” (roupa) não pode ser usada como dica para “manga” (fruta).
o        É proibido soletrar palavras ou dar iniciais da “Palavra-pista” como dicas.
o       É proibido usar como dica uma palavra que é parte da “Palavra-Pista”, a menos que esta palavra não esteja diretamente relacionada ao significado da mesma. Ex. 1: “indiscreto” não pode ser usado como dica para “discreto”. Ex. 2: “vinho” é uma pista permitida para a palavra “adivinho”, pois as duas palavras não estão diretamente relacionadas.

·         Bibliografia:

o       “Dinâmica Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos”, de Paulo Nunes de Almeida

Dupla: Daianny e Duanny

Alunos em ação

Um comentário:

  1. Adorei esse jogo palavra-pista, achei bem interessante! =D

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