segunda-feira, 18 de abril de 2011

“Os conteúdos escolares são meios para alcançar a concretização dos fins visados pelo processo de aprendizagem.”


        Observando a história ao lado, consideramos que o conteúdo de ensino lecionado na turma “dessas crianças” está totalmente fora da realidade delas, sem falar que não tem como fim a aprendizagem, mas a memorização e a automação do conteúdo. As crianças não compreenderam o significado das frases, mas as repetem, pois as gravaram. (Danielle) Essa história em quadrinhos revela uma crítica à decoreba. Não há aprendizagem significativa quando uma criança simplesmente decora uma informação. (Daianny) Portanto, a história não está de acordo com a afirmação. Nesse caso, o emprego do conteúdo não favorece a transformação do ser, que é o fim da aprendizagem, mas proporciona apenas a repetição de palavras sem necessidade de pensar. (Danielle)
Essa conversa entre as personagens é completamente sem sentido. No último quadrinho Mafalda conclui sua fala ironizando, pois não tem nada de literário nesse diálogo. (Priscila) Na tirinha, o conteúdo escolar em debate é o uso do “s” e do “ss”. Só que a conversa das meninas é ilógica. (Donaldo) E o último quadrinho não tem nada a ver com os anteriores. (Brenda) A fala chega a parecer que é conversa de “gente grande”. (Mayarah)
A tira do Quino também faz uma crítica a textos ilógicos e absurdos de certos livros didáticos. Porém, os conteúdos escolares são meios, recursos para que os alunos desenvolvam suas capacidades; e devem permitir o desenvolvimento das competências culturais e sociais de cada um e possibilitar que eles usufruam desses produtos. (Márcia)
Os conteúdos escolares devem estar ligados à sociedade em que a criança está inserida, ou seja, devem estar presentes no dia a dia dela, pois é bem mais fácil concretizar um assunto sendo referente a elementos que estão presentes na vida dela e não a frases ou “explicações avulsas”. Muitos livros didáticos ainda trazem frases soltas sem um sentido que a criança consiga associar ao que lhe é familiar. (Duanny) Portanto, para selecionarmos os conteúdos, precisamos considerar aqueles que são mais significativos para uma determinada realidade.

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