quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Não há diferença entre educação e diversão."

Pontuação Interessante

a- Objetivo geral: desenvolver o pensamento lógico, a linguagem oral e a escrita.
b- Objetivo específico: pontuar corretamente as frases.
c- Formação de alunos: grupos
d- Desenvolvimento:
1ª parte: apresentar por escrito a função de cada ponto em uma frase.
2ª parte: passar por escrito as frases e solicitar que os grupos as pontuem, em um tempo máximo determinado.
3ª parte: recolher as frases pontuadas e com este material promover uma competição entre os grupos. Cada pontuação certa valerá um ponto.
e- Regras: procurar resolver as questões no grupo determinado, sem consultar o(s) outro(s) grupo(s). Determinar tempo máximo para pontuação.
f- Precauções: levar o material preparado com antecedência. Estimular a participação dos alunos.
g- Avaliação: observar e registrar o desempenho dos grupos.

FRASES:

1-Quando Maria toma banho  sua mãe diz ela pegue a toalha

Recursos: ponto final (2); vírgula (3)

R: Quando Maria toma banho, sua. Mãe, diz ela, pegue a toalha.

2-Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro era também o pai do bezerro

Recursos: ponto final (1); ponto e vírgula (1)

R: Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe; do fazendeiro era também o pai do bezerro.

3-Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta ao alfaiate nada aos pobres

Recursos: ponto de interrogação (3); ponto final (4)

R: Deixo meus bens a minha irmã? Não. A meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta ao alfaiate? Nada. Aos pobres.

4-Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura

Recursos: vírgula (1); ponto final (1)

R: Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura.

     Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura.

5- Meu relógio sumiu não está na gaveta

Recursos: vírgula (1); ponto final (1)

R: Meu relógio sumiu não, está na gaveta.

Fonte: Educação lúdica – técnicas e jogos pedagógicos


Aluna: Danielle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é colaborativo. Convidamos a todos para participarem.